Parafina. Pra que serve e como usar.

Saiba para que serve e como usar a famosa parafina em suas pranchas de surf.

Quando ouvimos falar em parafina, logo, pensamos em chocolate e surf. Para que serve a parafina  usada no chocolate não sabemos, mas agora, também, não vem ao caso, se bem que um bom chocolate nunca lembra parafina. Para muitos iniciantes no esporte e principalmente para os leigos pode parecer estranho o uso da parafina nas pranchas de surf.

Vamos matar sua curiosidade. O uso da parafina na prancha é muito importante. Para se ter ideia, existem vários fabricantes de parafina para pranchas de surf em todo mundo. Bom, a parafina é tão importante assim porque é ela que garante aderência entre seus pés e a prancha, evitando que o surfista escorregue, e assim também, lhe permite fazer boas manobras.

Muitos iniciantes costumam, por falta de informação, passar parafina em toda área da prancha. Isto é um grande equivoco. Eles pensam que a parafina ajuda a prancha a deslizar melhor na água, ou coisa parecida. Em outros casos, muitos iniciantes não conseguem parar em pé na prancha nem se quer por um minuto e isso nem é só falta de habilidade. Alguns novatos passam a parafina apenas no lado de baixo da prancha ou simplesmente não passam parafina em lugar nenhum da mesma.

Afinal, então, como usar a tão importante parafina?

Antes de saber como usá-la, aí vai mais uma dica muito importante. Existem vários tipos de parafina. São elas: parafina Base. Água quente – 24 graus para cima. Água morna – 19-24 graus. Água fria – 15-19 graus. Água gelada – até 15 graus.

Bom, para começar você precisa de uma prancha de surf, uma base de parafina base, uma barra de parafina para a temperatura da água e um pente de parafina.

Coloque sua prancha em cima de alguma, bancada, mesa e sempre em cima de um a tolha ou cobertor se não houver nada disso por perto coloque a prancha em seu colo, nunca no chão, pois ela pode arranhar e até quebrar as quilhas, se houver.

Se você for iniciante não precisa passar parafina na prancha toda, somente onde seus pés ficaram. Até porque vai ser difícil tirar o pé de lá para fazer manobras.

Para deixar sua prancha da forma ideal, primeiro passa a parafina base de ponta a ponta até criar uma camada fina. Depois passe no sentido transversal, de borda a borda, isso fará com que a parafina comece a criar pequenos caroços, são os chamados bumps. Assim que a camada começar a engrossar você pode passar a parafina de temperatura certa da água em movimentos circulares. Dessa forma a prancha terá mais bumps e ficará com a aderência ideal. Se quiser usar o pente de parafina para dar aquele acabamento, essa é a hora. Depois é só curtir sua onda.

VN:F [1.9.20_1166]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Tags: , , ,


Participe. Deixe seu comentário:

No comments yet.

Leave a Reply